Utilizadores de serviço de ensino à distância da FCCN-FCT aumentaram mais de 2800%

O serviço Colibri, desenvolvido Fundação para Computação Científica Nacional, permite juntar centenas de participantes da comunidade académica e científica tenham reuniões ou aulas através da Internet.

Foto
Várias instituições de ensino superior estão a optar por ferramentas de ensino à distância,Várias instituições de ensino superior estão a optar por ferramentas de ensino à distância NEG NELSON GARRIDO,NEG NELSON GARRIDO

Na última quinta-feira (12 de Março), o serviço de ensino à distância Colibri, disponibilizado pela unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCCN-FCT) , foi usado por mais 56.500 pessoas do que o habitual. Os dados foram partilhados este sábado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Por norma, o número de utilizadores diários do Colibri rondam os 1990, mas na última quinta-feira foram 58.552. Trata-se de um aumento de mais de 2800%. E, em vez das típicas 210 reuniões diárias, fizeram-se através do Colibri mais de 3574 reuniões.

O serviço de comunicação à distância, que é disponibilizado pela FCCN-FCT, é uma das opções para reduzir o impacto causado pela epidemia da covid-19 nas universidades e destina-se às instituições públicas de ensino. A missão daquela unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia passa por gerir uma rede de infra-estruturas digitais, transversais a todas as áreas de conhecimento e cobrindo todo o território português.

Com o Colibri, é possível pôr a falar à distância vários participantes da comunidade académica e científica, permitindo assim reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais através da Internet.

Antecipando o aumento da procura do Colibri, a FCCN-FCT aumentou a capacidade da plataforma, várias vezes, durante a semana passada. Actualmente, com várias universidades e institutos politécnicos a trocar as aulas presenciais pelas aulas virtuais, é possível realizar 2600 reuniões em simultâneo com o Colibri. Como cada reunião pode juntar 300 participantes, em teoria é possível que 780 mil pessoas usem a plataforma em simultâneo.

Além do Colibri, a FCCN-FCT também disponibiliza plataformas como a Educast (permite gravar, editar e publicar vídeos educativos), o Videocast (transmite eventos em directo para todo o mundo via Internet) e o Filesender (solução para enviar e partilhar temporariamente grandes ficheiros com qualquer pessoa).

Sugerir correcção
Comentar